PIPAS, RABIOLAS, PAPAGAIOS, CANGULAS E CURICAS


Durante as décadas de 1990 e 2000, tínhamos que tirar umas férias na "terra que Jesus nasceu", Belém de Paris". E ao lado de Kayson SouzaAlan SalesCleudir Rangel, vimos muitas loucuras na terra do carimbó, inclusive a "COCADA DE CUPUAÇU", iguaria inventada por eles. (não me pergunte sobre essa façanha, que até hoje eu não sei)
Mas sempre havia um motivo bem barateiro com os vizinho narazeros. Eram as "pipas" empinadas pela molecada de Belém. TUDO DE PLÁSTICO, mas sem perder o bairrismo. As pipas, que aqui em Macapá chamamos de CANGULAS eram feitas com sacolas da Yamada e BigBen, enquanto aqui pelos bairros do P.Help, Laguinho e Pacoval, as RABIOLAS eram todas coloridas, de papel de seda com rabo de fita de vídeo cassete.
Empinar CANGULA DE PLÁSTICO aqui em Macapá, era humilhação, pois até aquele moleque que não tinha condição de fazer uma LINDA RABIOLA, dava um jeito, vendendo chopp, ajudando a mãe e o pai para que ganhasse uma grana para comprar sua RABIOLA ou os produtos para fazer a mesma.
Pois bem, com a crise no Brasil, hoje aqui em Macapá é raro se ver uma RABIOLA de papel de seda e toda colorida. As pipas paraense (cangulas) tomaram conta dos céus Tucuju.
Bem que a Prefeitura de Macapá ou as associações de bairros poderiam fazer concursos de pipas para motivar a turma a colorir nosso céu de pipas, cangulas, rabiolas, papagaios e curicas.

Aprendi que cada uma dessa é diferente.

Pipa - tinha um formato idêntico de uma raia e não se colocava rabo na pipa para erguê-la.

Cangula - feita apenas com duas talas, hoje, muito usadas e são cobertas com sacola plástica. (foto)

Rabiolas - Feitas com três talas e coberta com papel de seda. As duas talas paralelas são distantes uma da outra, e há uma guia na parte superior. A Rabiola também tem a rabada de plástico.

Papagaios - Também feitas com três talas, sendo que as duas talas paralelas, são bem próximas e precisam ser um pouco maior do que a tala do meio. Outra diferença no papagaio é que o rabo é feito de pedaços de panos bem leves ou algodão. Fica o tempo todo tremendo no ar.

Curica - Quando não havia mais dinheiro pra fazer uma rabiola, o jeito era pegar uma folha de caderno e cortar com uma tesoura, ou então até mesmo com as mãos, fazendo o formato de uma rabiola, e atravessando o papel com talas leves de buriti ou coqueiro...subia que era uma maravilha.

Comentários