DESTAQUES DA CULTURA JUNINA - "TONY TIGRESA", UMA FERA DA AMAZÔNIA!

Foto: Portal Caipirosca
Hoje o nosso blog irá bater um papo agradável com Antônio Carlos, militante da quadra junina há 23 anos e durante este período passou por Belém do Pará e Macapá.
 Talvez não conheçamos quem seja Antônio Carlos, mas quando se fala de Tony Tigresa ou Tigra, todos os quadrilheiros do Amapá recordarão desta figura impar da cultura junina.
Nascido em 26 de maio, sem revelar o ano de nascimento, o geminiano “Tony Tigresa” é formado em pedagogia com especialização em docência para ensino superior. Torcedor assumido do Flamengo, Boêmios do Laguinho e Beija-Flor, Tony começou seus primeiros passos na quadra junina em Belém do Pará, na também Simpatia da Juventude, e com a chegada de seus familiares em solo Tucuju, começa a participar do movimento junino em Macapá passando pela extinta Flor Cigana de seu amigo Ray Balieiro, e depois resolve em 1994 com outra turma de amigos, fundar a Simpatia da Juventude, hoje uma das quadrilhas mais conceituadas na quadra junina amapaense.
Em sua galeria como quadrilheiro, conquistou 3 títulos na Simpatia de Belém e quando fundou a Simpatia da Juventude em Macapá, se tornou campeão em 1994,2000,2002, 2003 e 2004, além de ser eleito por vários anos como melhor marcador da quadra junina.
Nossas perguntas a Tony Tigresa!
Na foto, Claudinho e Selminha Sorriso, casal de Mestre Sala e Porta Bandeira da Beija Flor
Jeito Tucuju – Quais os pontos negativos que você ver na quadra junina amapaense?

Tony - Seriedade na realização dos eventos oficiais, falta de incentivo para com a quadra junina, como: realizações de festas juninas, falta de interesse pelas empresas privadas em patrocinar grupos, etc.

JT – E o que você consegue ver de pontos positivos dentro do movimento junino.

Tony -  Crescimento e evolução para com todos os grupos da Quadra  Junina Amapaense.

JT – Seu sentimento pela quadra junina?

 Tony -  Saudades.

JT – Qual o motivo de ter parado de dançar na quadra junina?

Tony - Compromisso particular ( Formação Acadêmica).


Este é o Tony, como ele próprio diz, “polêmico, ousado e irreverente”.


 
Em 2002 ao lado de Gérson Leite, um dos grandes inspiradores de Tony Tigresa.
Quando falamos de marcadores de quadrilha junina que fizeram história, nos remetemos a grandes nomes como Mestre Psiu, Alexandre Fonseca, Clodoaldo de Almeida, o saudoso Gerson Leite e outros...
Tony teve um papel fundamental nesta mudança de comportamentos na arte de marcar uma quadrilha junina.
Suas apresentações sempre foram um espetáculo a parte e imortalizou alguns comandos na quadra junina. Seu principal grito de guerra, hoje faz parte do slogan da Simpatia da Juventude, “solta a fera Simpa”.

Comentários