DESTAQUE DA CULTURA JUNINA - BRUNA CARDOSO, 17 ANOS DE GLÓRIAS E CONQUISTAS.

Foto: Facebook Arraia da Beira Rio 2014
Nossas mídias sociais entram com todo gás na quadra junina amapaense, e a partir de hoje estaremos apresentando à sociedade em geral as personalidades deste movimento tão forte em nosso Estado, estou falando da QUADRA JUNINA.

E começaremos este bate papo agradável com a atual Garota Junina, Bruna Cardoso Gonçalves da quadrilha junina Explode Coração.

Filha de Reinaldo Barbosa Gonçalves e Alda Helena Dias Cardoso, Bruna deu seus primeiros passos na quadra junina em 1999, na Quadrilha Junina Tradição do Laguinho, depois passou por Cuca Legal e hoje defende as cores vermelha e branca de sua quadrilha de coração, Explode Coração do Bairro do Trem.

Bruna Cardoso com a faixa da Garota Junina.
Nascida em três de setembro de 1986, a virginiana e funcionária pública, Bruna Cardoso é graduada em educação física e fisioterapia, além de ser pós-graduada em docência do ensino superior.

Moradora do Bairro do Trem desde “gitinha”, Bruna é torcedora assumida de Piratas da Batucada, a atual campeã do carnaval amapaense, e no Rio de Janeiro torce pela tradicional Acadêmico do Salgueiro que tem as cores de sua querida quadrilha, Explode Coração.


Foto: Acervo Bruna Cardoso

JT – Bruna, como é a sua galeria de troféus entre concurso de miss e de quadrilhas?
BRUNA – “Títulos individuais: três garotas juninas (em 1999 pela tradição, 2006 e 2014 pela Explode Coração); Garota fefap 2011(continuo sendo a garota fefap já que desde 2011 não houve mais o concurso) também fui eleita a melhor miss caipira do festival oficial da liga em 2011.  E ganhei dentro dos grupos juninos os seguintes títulos: campeã do segundo grupo do festival oficial do estado em 1999 pela quadrilha Tradição e Campeã do Estado com a quadrilha Explode Coração em 2006.”

JT – Quais os pontos negativos que você vê na quadra junina amapaense?
BRUNA - “Acredito que de negativo nossa quadra junina tem a falta de neutralidade e imparcialidade por parte dos organizadores dos festivais juninos e também o número cada vez menor de terreiros e festas de São João em nossa cidade, levando em consideração o número que existia dessas festividades pelas ruas, praças e etc.”.

JT – E quais os pontos positivos do movimento junino?
BRUNA - “A evolução dos grupos juninos no que diz respeito às indumentárias, as criatividades, coreografias. Elenco também como ponto positivo a melhora no investimento por parte do governo do estado no festival oficial. Tornando-o mais visível para a sociedade amapaense como um todo e não o restringindo apenas aos que "brincam" o São João. São tantos pontos positivos, rsrs.”.

JT – Seu sentimento pela quadra junina?
BRUNA - sentimento que se resume em palavras como alegria, entrega, paixão, amor, nervosismo, esforço, diversão. Quadra junina só me traz sentimentos bons.

JT – Como você vê nossa quadra junina?
BRUNA – “Como um evento que gera renda, entretenimento, que permite que pessoas possam mostrar seus trabalhos coreográficos, de indumentária, de sonorização e outros. E também que serve para promover a inclusão social através da cultura, da quadra junina.”.


Em 2015, a Explode Coração realizará o concurso Garota Junina que pela terceira vez Bruna Cardoso irá entregar a faixa e seu reinado. O evento acontecerá em duas datas;
Dia 22 de maio com o Coquetel na sede do SINDSEP e no dia 06 de junho com o grande concurso que acontecerá na sede do Trem Desportivo Clube.


 Parabéns Bruna Cardoso pelo talento e pelas conquistas.

Reportagem: Cláudio Rogério




Comentários