A toada no Amapá, uma história de conquistas.

Foto: Acervo Joelson Leite
Filhos da Toada

Acervo: Sandro Conceição
Amigos da Toada
Foi na década de 1990 embalados pelos ritmos da Banda Carrapicho que a toada marca seus primeiros passos no Amapá. Nos hits de “Vermelho, ritmo quente e tic-tic-tac”, Joelson Leite, cria o grupo Filhos da Toada e juntamente com os grupos Tarumã, Ibacaua e Encanto da Mata plantam em solo Tucuju a semente deste que é um dos maiores espetáculos da terra que acontece no coração da selva amazônica, o Festival de Boi Bumbá de Parintins.

Com o crescimento do movimento de toada em Macapá, as escolas públicas começaram a convidar os grupos para participações especiais durante o período das festas juninas e a procura passou a ser grande. Surge então o grupo Amigos da Toada, coordenado por Sandro Conceição militante do movimento há 18 anos.

No Amapá dois grupos participam do Festival de Parintins, o Grupo de Dança Amigos da Toada que se apresenta no Boi Garantido e o Corpo de Dança Caprichoso que defende o Boi Azul, o Caprichoso. Tudo isso, fruto do sucesso que o movimento conquistou, mas essas conquistas chegaram à beira da extinção, e de acordo com Sandro Conceição, o movimento passou por momentos críticos no Estado, devido às crises internas e principalmente a falta de apoio.

Hoje os “toadeiros” Tucuju criaram a Associação dos Grupos de Boi Bumbá do Amapá - AGBB-AP, com nove afiliadas, e durante os finais de semana realizam o projeto cultural “Toada no Meio do Mundo” que visa divulgar, unir e criar um ambiente de lazer aos integrantes dos grupos.


O ano de 2014 está sendo para o movimento, um ano de reafirmação no cenário da cultura amapaense, e nos dias 13 e 14 de dezembro acontecerá, na Sede do Trem o tradicional Festival Oficial dos grupos de toada, que além das participações especiais e de concurso entre os grupos, haverá também a presença do levantador de Toada do Boi Garantido, Sebastião Jr. pra dar um show muito especial para os amantes da toada no Amapá.

Por Cláudio Rogério
Fontes: Sandro Conceição

Comentários