Projeto cultural "BANZEIRO BRILHO DE FOGO" agita Macapá aos finais de semana.

https://www.facebook.com/pages/Banzeiro-do-Brilho-de-Fogo/628477840577565

Cria um conceito cultural para ampliar o Marabaixo, para que não seja tocado somente nos quilombos e casa de festeiros, mas em outros lugares para que todos possam conhecer e fazer parte. Com isso, proporcionamos acesso a essa grande manifestação de nossa terra”, assim o coordenador musical do Banzeiro Brilho de Fogo, Alan Gomes, define seu trabalho e dos parceiros Adelson Preto, coordenador-geral do projeto; Paulo Bastos, diretor de Harmonia e Arranjo; e Prefeitura de Macapá.

Desde abril deste ano o projeto vem sendo desenvolvido. Neste último fim de semana iniciaram-se os ensaios abertos na Praça Floriano Peixoto, com cerca de 100 percussionistas, que apresentaram o repertório musical, o qual inclui composições locais, ladrões de Marabaixo e músicas inéditas feitas por compositores locais, exclusivamente para o projeto.

Os ensaios ocorrerão todas as sextas e sábados, às 19h, na Praça Floriano Peixoto. São preparativos para o cortejo, que acontecerá em dezembro, quando seguirão da Fortaleza de São José de Macapá até a Praça Floriano Peixoto numa grande festa cultural, reunindo todos os alunos e mestres, além da população que está sendo convidada a participar. “Todos podem participar dos ensaios e do cortejo. Apostamos em projetos que resgatam, envolvam e valorizem nossa cultura”, destaca o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Jansen Rafael.



De abril a dezembro

O projeto iniciou em abril, inspirado no projeto paraense Arraial do Pavulagem. Foram realizadas três oficinas: de Percussão, Adereços e Fabricação de Instrumentos. Elas foram a base para este segundo momento. Os instrumentos, feitos com diversos tipos de material, inclusive reciclável, foram fabricados por alunos e mestres da cultura popular, e com o toque de artistas plásticos, que imprimiram sua arte nos tambores.
Da oficina de adereço estão saindo os enfeites, como flores e laços, que irão adornar roupas, instrumentos e chapéus. E os batuqueiros do banzeiro foram capacitados na oficina de percussão. Nesta etapa, os grupos das oficinas fazem o ensaio em conjunto, memorização das letras do repertório composto por cerca de 40 canções, e treinam para se movimentar tocando os instrumentos. (Fonte: Asscom Banzeiro Brilho de Fogo)

Curta a página no facebook - Banzeiro Brilho de Fogo


Pérola Pedrosa/Asscom PMM

Comentários