TUDO É UMA QUESTÃO DE FÉ!

Se existe um sentimento de total crença onde não há barreiras para vencê-las, este sentimento é a fé.
Através dela, podemos ir longe e muito além do que se imagina. Ela está presente no dia a dia do homem nos quatro cantos do mundo.
Na Amazônia, uma das maiores manifestações religiosas do Brasil e do mundo acontece no segundo domingo de outubro em Belém do Pará, é o círio de Nossa Senhora de Nazaré.
Hoje, com mais de dois milhões de devotos, a procissão já acontece há 222 anos, mas a fé do povo paraense se fortalece a partir de 1700, quando o caboclo Plácido nas margens do Rio Murucutu, acha a imagem da Santa.
Este local tornou-se sagrado para os paraenses, onde hoje está elevada a basílica de Nazaré.
Tudo isso poderia ser um mito ou até mesmo uma lenda construída pelo ribeirinho, mas acima de tudo, a fé foi o que manteve viva essa devoção junto à santa.


Romeira acompanhando todo o percurso do Círio de joelho.
Círio de Nazaré - Belém - Pará
Milhares de pessoas saem dos braços e córregos do Amazonas em pequenas e grandes embarcações e até mesmo remando horas e dias até a capital do Pará. Lá, pagarão suas promessas e reafirmarão sua devoção e fé junto a Nossa Senhora.

Sofrimento?
Que nada!

Seja caminhando descalço no sufoco da corda, na cruz carregada, nas peças de cera, nos livros e tijolos carregados sobre graças alcançadas, e até mesmo de joelhos sangrando, o romeiro de Nazaré ignora a dor em nome da fé.
A canção do poeta Joãozinho Gomes diz que “A fé dessa gente é tanta, que a dor que essa gente sente, passou a doer na santa”.
Já o Padre Fábio de Melo disse em uma de suas canções: “nenhuma explicação sabe explicar”
O Círio é isso, contrapontos que se encontram em um só sentimento. O SENTIMENTO DA FÉ! 

Comentários