Secult celebra o Dia Nacional da Cultura e lança Prêmio Cultura Aracy Mont`Alverne

Música, dança e poesia marcaram a comemoração ao Dia Nacional da Cultura Brasileira, comemorado em 05 de novembro. Artistas amapaenses prestigiaram a programação organizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) que ocorreu ontem, no auditório do Centro de Convenções Jõao Batista de Azevedo Picanço.
Grupos de dança como Estrela do Norte, Academia Passo a Passo e Companhia Graham deram início à programação. Artistas da música amapaenses como Nivito Guedes, Naldo Maranhão, Taty Taylor, Adilson Celso, Taisson Tiassú, Pagodelas, Fábio Mont`Alverne (Bateria), Alex Soares (Guitarra), Walber Silva (Teclado), Rafael (Bateria) abrilhantaram ainda mais a noite.
Na ocasião o secretário Luiz Pingarilho fez o lançamento do Prêmio Cultura Aracy Mont`Alverne.Uma iniciativa que homenageia o centenário da poetiza que se consagrou na história da literatura amapaense. O prêmio visa valorizar as práticas inovadoras em todas as áreas da cultura. Quem desejar inscrever projeto deverá procurar a sede da Secult, a partir de hoje, 06. As inscrições se estendem até o dia 05 de dezembro.
O Prêmio Cultura Aracy Mont`Alverne vai agraciar projetos que contemplem a arte de modo geral, expressões como teatro, música, dança, produções literárias e outros serão beneficiados com recursos do Governo do Estado.
De acordo com o titular da Secult, a instituição destinará o montante de R$ 100 mil para a seleção de projetos.
“Vamos oportunizar aos produtores culturais acesso aos recursos da cultura do Amapá para que possam executar projetos de possuem alcanço social, seja nos bairros da capital ou nos municípios”, argumentou.
Os projetos deverão seguir alguns critérios de seleção estabelecidos pelo regulamento desenvolvido por uma equipe de técnicos da secretaria. Entre os critérios estão: Criatividade, Sustentabilidade e Economicidade.As propostas serão avaliadas por uma comissão formada por servidores da Secult, membros do Conselho Estadual de Cultura (Consec), professores da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e especialistas convidados. 
O cantor Nivito Guedes destacou que a iniciativa será importante para valorizar e fomentar o movimento cultural do Estado.
“Essa ação oportunizará com que os grupos possam expressar sua arte, mas vai, além disso, fomentar o nosso mercado”, declarou.
A análise será feita no período de 06 a 12 de dezembro. Uma pré seleção será divulgada no dia 17. Nos dias 18 e 19 os proponentes selecionados deverão fazer a defesa oral de seus projetos. O resultado final deverá ser anunciado oficialmente no dia 20 do mesmo mês.
O regulamento estará disponível no site www.agenciaamapa.com.br.
Inscrições na sede da Secult, na Avenida Procópio Rola, 1602, Centro.
Ascom/Secult

Comentários