Associação dos Autistas promove curso com especialista internacional no Sistema de Comunicação por Figuras

O Curso PECS realizado pela AMA contempla profissionais e prestadores de serviços da pessoa com deficiências de desenvolvimento

A Associação de Pais e Amigos de Autistas do Amapá (AMA/AP) realiza nos dias 21 e 22 de novembro, das 8h às 16h30, no Conselho Regional de Odontologia (CRO), o Curso PECS – Picture Exchange Communication System (Comunicação usando trocas de figuras), um Sistema Educacional dos Estados Unidos com apenas uma credenciada no Brasil, a Pyramid Consultoria Educacional Ltda, que apresenta modelo único de ensino que estabelece ambientes de aprendizagem eficazes para indivíduos com deficiências de desenvolvimento e/ou deficiências de aprendizagem.
O curso será ministrado pela diretora geral da PECS Brasil, Soraia Vieira, fonoaudióloga, mestre em estudos linguísticos pelo Institute of Education (IOE) em Londres/Inglaterra. Atua a mais de 13 anos com crianças e adultos portadores de dificuldades de comunicação, inclusive no exterior.
Temas
O curso aborda os temas - Os componentes da abordagem em pirâmide da Pyramid para criar ambientes educacionais eficazes; Estratégias para criar várias oportunidades de comunicação; A relação entre o PECS e abordagens tradicionais de comunicação; Como implementar todas as seis fases do PECS com os indivíduos, usando uma orientação analítico-comportamental; e Os critérios para a transição do PECS para outras modalidades de comunicação.
Participantes
O curso é apropriado a todos os membros de equipe educacional que gostariam de se qualificar sobre o Sistema de Comunicação Picture Exchange (PECS), incluindo fonoaudiólogos, pais, professores, cuidadores, analistas de comportamento, psicólogos, assistentes sociais e/ou outros profissionais que são prestadoras de serviços a indivíduos com deficiências de desenvolvimento.
Segundo o presidente da AMA no Amapá, Frank Benjamim, este treinamento intensivo de dois dias é projetado para ensinar os participantes a teoria por trás do Sistema de Comunicação Picture Exchange (PECS) e os protocolos sobre como implementar adequadamente as fases de seis (6) PECS.
“O Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS) é usado para ensinar rapidamente a capacidade de comunicação para aqueles com a fala funcional limitada. PECS promove a comunicação dentro de um contexto social, sem pré-requisito de formação longa. Começa por ensinar uma solicitação espontânea e passa a ensinar outras funções comunicativas, tais como responder a perguntas e comentários”, disse o presidente da AMA no Amapá, Frank Benjamim.
Local e Inscrições
O evento que acontece no Conselho Regional de Odontologia - CRO/AP, fica localizado a Avenida Mendonça Junior, 2236 - Santa Rita. O investimento é de R$ 690. As inscrições são feitas naAMA, localizada na Avenida Padre Rinaldo Bossi, 1422 – Congós - CEP 68904-383 em Macapá.
Serviço:
Assessoria de Imprensa: Denyse Quintas (96) 9115-7471
Presidente da AMA: Franck Benjamim Costa (96) 9154-3118
AMA/AP
Avenida Padre Rinaldo Bossi, 1422 – Congós - CEP 68904-383, Macapá/AP
Fone: (96) 3225-6329. E-mail: institutointegra@oi.com.br

(6/11/2013)

Comentários