PROJETO MARABAISHOW LANÇA SEU PRIMEIRO CD

Grupo Raimundo Ladislau do Bairro do Laguinho com Daniela Ramos bis neta de Julião Ramos e neta de Tia Biló

Considerado como um dos principais eventos do Estado do Amapá, o marabaixo está passando por uma transformação revolucionária em seu contexto musical, depois das influências musicais dos Mocambos, Fernando Canto, Grupo Pilão, Sambarte, Senzalas e de outros grupos e cantores do nosso Estado, o marabaixo e o batuque através do Projeto da Secretaria de Turismo do Estado sobre a coordenação de Carlos Pirú ganhou uma nova roupagem. Desta vez arranjos de violão, cavaco e contrabaixo harmonizaram os toques de caixas e tambores juntamente com as vozes dos principais cantadores e cantadeiras des ladrões de marabaixo.

Gente como Raimundo Xera, Tia Chiquinha, Daniela Ramos, Jacundá, Naíra, Verônica do Tambor, Marly Costa, Grupo Raízes do Bolão, Adelson Preto, Sandra Priscila, Fábio Marabaixo, Heloísa, Carlos Pirú, H.Maia e Nonato Soledade entraram em estúdio pela primeira vez com o objetivo de gravar ladrões de marabaixos jamais documentados fonograficamente, entre eles o popular marabaixo do Poeta Raimundo Ladislau – “Aonde tu vai rapaz” e de composições de poetas e poetisas da nova e velha geração de nosso povo.

O projeto Marabaishow no meio do mundo surgiu em 2009 no Equinócio do mês de março que acontece no monumento do Marco Zero em Macapá e o lançamento do Cd acontecerá em setembro no equinócio de verão com apresentação de todos os cantadores e cantadeiras de marabaixo e batuque que gravaram o histórico cd.

O CD Marabaishow, não estará a venda, ele será doado as escolas públicas, aos veículos de comunicação e pra sociedade de modo geral, e servirá de divulgação do nosso marabaixo e batuque.

Parabéns a iniciativa da Secretaria de Turismo e ao Laguinhense sangue puro Carlos Pirú, sabemos que fazer cultura não é fácil e às vezes até com preconceito de pessoas não compromissadas com a cultura Tucuju ficamos até desmotivados em alguns momentos, mas como disse Carlos Pirú em entrevista ao programa Movimento em Ação apresentado por Heraldo Almeida:

“Cada um de nós temos uma missão, e nós estamos fazendo a nossa parte"



Comentários